Costa Oeste da Austrália: De Esperance a Exmouth de carro.

10:49:00

Já deu pra perceber que eu me apaixonei perdidamente pela Costa Oeste da Austrália. É só dar uma olhada nos meus posts anteriores para se dar conta que me encantei com o estado de WA desde de Esperance até Exmouth. Viajamos toda a costa de carro de uma maneira bem nossa. Com um carro velho, com a nossa barraca de camping e com alguns outros apetrechos para a nossa sobrevivência. Aí embaixo dá pra você ver o nosso roteiro por essa maravilha de estado, começando desde a parte sul.


Eu e tudo que precisavámos!
Esperance
Chegando na Costa Oeste desde o Nullabour, você logo vai se apaixonar. Esperance é um dos meus lugares preferidos em Western Australia e recomendo a todo mundo que não deixe essa localidade fora do roteiro. Lucky Bay com seus cangurus fofos, todo o azul das praias como Helfire Bay e o incrível Cape le Grande National Park, fizeram a nossa viagem inesquecível. Nesse post de Esperance você encontra mais detalhes sobre essa jóia do Sudoeste da Austrália.


Os famosos cangurus na praia de Lucky Bay
O azul de Esperance


Albany 
A colônia européia mais antiga do estado é famosa por suas praias. Middleton e Emu Beaches foram as duas que visitamos. Dizem que é comum ver baleias nessas duas praias no inverno. Albany também um destino famoso para os amantes do submarinismo.

As incríveis praias de Albany

Denmark
Albany nos presenteou com dias ensolarados e com clima bom antes de partirmos para Denmark, uma localidade super disputada por famílias no verão e dona de um dos lugares mais virgens que ja vi, o William Bay National Park, onde estão localizadas as famosas Green Pools e o Elephant Rock. Infelizmente não passamos muito tempo na cidade mas ainda assim vi pelo seu cuidadissimo e bem conservado parque nacional que tinha valido a pena parar lá. 

William Bay National Park

Green Polls

Margaret River
Eis que depois desse trecho chego na minha querida, no meu amor, Margaret River. Quem me conhece bem sabe que me faltam palavras para descrever o meu encanto por aquele lugar. Os melhores meses da minha vida, o capítulo mais bonito da nossa aventura na Austrália, o lugar que mudou as nossas vidas, o pôr-do-sol que eu sinto saudades todos os dias. Não deixe de visitar a localidade de Dunsborough e de comer e beber em suas famosas vinícolas.


Minha praia preferida: Meelup beach

Canal Rocks
Sunset em Gracetown
Que saudade


Leia aqui mais posts sobre Margaret River.

Perth e Rottnest Island
Vivemos oito meses na região vinícola mais famosa de WA até que chegou o momento de se despedir e seguir rumo ao norte. Ficamos em Perth alguns dias pra ver amigos e aproveitar um pouco mais a cidade. As famosas praias da capital do Oeste é uma boa pedida, assim como seu fabuloso Kings Park e seu bohêmio bairro de Freemantle, de onde saem os barcos para Rottnest Island. 



Elisabeth Quay em Perth
Vista da city desde o Kings Park
A prisao historica de Freemantle é Patrimonio da UNESCO


Rottnest Island
Rotto como é conhecido pelos seus locais, é dono dos tons de azul mais espetaculares que meus olhos já viram.
A ilha é super pequena, fácil de conhecer com uma bicicleta e muito boa pra praticar snorkel. Não deixe de tirar uma foto com os famosos cuocas, o bichinho mais fofo e fotogênico da Austrália.


A exuberante Rothnest Island
Os fofos cuocas
O azul de Rotto

Dunas de Lancelin
As dunas de Lancelin foi nossa primeira parada depois de Perth. Seus fortes ventos atraem aos amantes do kitesurfe e windsurf. Achei o lugar bem parecido com Port Stephens na Costa Leste mas ainda assim acho que merece uma visita.




Deserto de Pinnacles
Pinnacles foi nossa seguinte parada. O deserto que está a 198 km ao norte de Perth, pode ser visitado caminhado ou com um carro 4x4. Sua porta de entrada é a cidade de Cervantes, onde estão os campings e a maior parte das acomodações. Um dia por lá foi suficiente para conhecer os principais pontos.


O magnífico deserto Pinnacles


Port Gregory e o Lago Rosa
Alguns kms nos separava de Cervantes a  Kalbari, assim que decidimos desviar o caminho até Port Gregory pra ver o estranho Pink Lake. Pelo que eu vi existem pelo menos 3 lagos rosas aqui na Austrália. O mais famoso se chama Lake Hillier e está localizado Esperance, ao sul do estado. Mas pelo que averiguei o lago só fica rosa entre novembro e a março. O Hutt Lagoon, que está em Port Gregory, tem essa cor devido a presença de algas Dunaliella salina, um alimento corante e fonte de vitamina A. 


Ele é rosa mesmo!!


Kalbari
Depois de dormir em Geralton, uma cidade (na minha opinião) sem muitos atrativos, decidimos seguir rumo a Kalbari. A entrada ao parque nacional custa 11AU$ e as paisagens vão desde acantilhados junto ao mar, até rios entre rochas avermelhadas. Kalbari é um dos destinos mais populares do estado oeste. Mas se prepare para sofrer com o vento na parte costeira e passar muito calor no interior do parque. Chegamos a pegar temperaturas de 43 graus.

Acantilados 
Rios entre rochas vermelhas

Shark Bay e Denhan
Os famosos golfinhos selvagens que chegam cada manhã na costa de Monkey Mia, localizada em Shark Bay, é sem duvida o principal atrativo dessa localidade. Para ver-los é necessario pagar para entrar no recinto do Monkey Mia Resort. Para mim o lugar, que é Patrimonio da Humanidade vale a pena pelas praias. Mas se prepare para fazer um desvio de até duas horas da Indian Ocean Road só para ver-la.


Praia de Shark Bay

Shell Beach
Se você decidir visitar a costa de Shark Bay, recomendo uma pequena parada em Shell Beach. A praia que é toda de conchinhas do mar, uma das coisas mais estranhas que eu vi na vida. Parei, tomei um banho na sua praia quase deserta e segui viagem para o lugar mais esperado da viagem: o Ningaloo Reef.


Praia feita de conchinhas

Coral Bay e Exmounth
Se teve um lugar que sonhei em conhecer aqui no Oeste foi essa tal de Coral Bay, depois de quase 1300 km de carro desde Margaret River fiquei feliz de ver que aquele lugar era real. Coral Bay é super pequena e aconchegante. A sua principal atração são seus corais e variedades de peixes. Nó nadamos com mantarayas, tubarões e tartarugas.

Coral Bay
Tão azul...

O Ningaloo tem um extensão de 300 km e a parte da sua vida marinha tem praias deslumbrantes. Minha preferida? Turquoise Bay, localizada em Exmounth. Oyster Bay é perfeita para fazer snorkel na maré alta e LakeSide é a mais deserta de todas.


Tartaruga na praia de Lakeside
Corais em Oyster Beach

Turquoise Bay
Minha preferida

E foi em Exmouth que terminamos a nossa viagem. Gostaríamos muito de ter ido ao Karinjini e ter seguido em direção a Broome e Kimberly, mas fazer o norte da Austrália no verão é bem complicado. 
Pra mim o ideal é comecar a viagem por Esperance em março ou abril e terminar a viagem em Darwin entre maio ou junho, quando as temperaturas no norte são mais amenas. Mais uma vez é redudante pra mim dizer que o estado do Oeste da Austrália é um dos meus preferidos no país.







You Might Also Like

2 comentários

  1. Ola!!
    Estou em Perth e tenho muita vontade de fazer um roteiro semelhante ao seu, mas no meu caso estou sozinha por aqui.
    Sabe me dizer se tem alguma agencia ou outra maneira de fazer esse roteiro sem ser alugar carro sozinha?
    Parabens pela descrição!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Julia!!! Vc vai amar viajar pela costa oeste!! Infelizmente não conheço nenhuma agencia que faça tour desde Perth. Mas conheci muita gente que vai de avião até Exmouth e de lá faz tours em Coral Bay e Karinjini. Essa é a melhor época pra ir!! Aproveite !!

    ResponderExcluir

Fazemos parte