Sydney ou Melbourne? Quais as principais diferenças entre as maiores cidades da Austrália.

03:03:00

Você já pesquisou tudo sobre a Austrália, já decidiu que quer vir pra cá pra estudar, trabalhar e talvez até emigrar. Mas agora está em dúvida qual cidade escolher. Ainda que Brisbane, Perth e a Gold Coast sejam bastante atrativas, você prefere cidades maiores e tá na dúvida entre Sydney e Melbourne. Qual das duas deveria eleger?
Essa dúvida rondou pela minha cabeça antes de vir pra cá e agora depois de viver em Sydney e visitar Melbourne por 3 vezes, listo as principais diferença entre elas.



Sydney tem a Opera House e a Harbour Bridge...

...E Melbourne tem a Docklands.

Praias

Praia talvez seja uma das primeiras coisas que pensamos quando pensamos em Austrália. Nesse ponto Sydney sai na frente. Com uma costa de babar e praias famosas como Manly e Bondi, a cidade ainda têm Parques Nacionais maravilhosos, como o Royal National Park e  Jervis Bay , onde você encontra a praia com a areia mais branca do mundo, há poucos quilometros de distância.


Bondi sendo Bondi...

A incrível Jervis Bay

Se Sydney tem tudo isso, Melbourne tem a MA-RA-VI-LHO-SA Great Ocean Road. Para mim  é um dos lugares mais impressionantes que visitei aqui na Austrália. 
Mas não é só as famosas pedras de calcário que formam os 12 Apostolos que são fabulosas, a praia de St Kilda e a famosa praia de Brighton com seus bathing boxes também têm o seu charme.


Brighton Beach

A Grande Estrada Oceânica

Clima:

Se tem uma palavra que define o clima de Sydney pra mim é inconstante. No mesmo dia pode chegar a fazer vento, sol e chover. O verão costuma ser bem quente, a primavera e o outuno chuvosos e o inverno com dias soleados mas frios. Muita gente compara o clima de Sydney com o do Rio e de São Paulo, ainda que eu tenha lá as minhas dúvidas.

Ahhh, o verão em Sydney

Por outro lado, o ponto fraco de Melbourne é justamente o clima. Eu particularmente não sou muito amante do frio, mas se você é ou já viveu na Europa, vai enfrentar o clima da cidade numa boa. Faz bastante frio no inverno e a estação costuma ser mais larga que em Sydney, por exemplo.


Passando frio nos 12 Apostólos em Melbourne


Vida noturna e cultural:

Se teve uma coisa que me decepcionou quando cheguei em Sydney, foi a vida noturna e cultural da cidade. Com horários pra lá de limitados e opções caras de teatro à discotecas, tive que descobrir opções mais baratas pra me divertir. Tenho que confessar que Sydney faz um estilo praiero. Se você gosta de passear ao ar livre, fazer trilhas por praias e chamar os amigos para um churrasco no domingo, Sydney pode ser o lugar perfeito.  
Com o tempo também descubri bares bacanas e amigo do bolso de um estudante internacional e vi que nem só de Ivy e Marquee vivem os baladeiros da cidade.


Meu primeiro churrasco em Sydney com los amigos da escola

Entretanto, se você se amarra num museu, galeria de arte e vida noturna, Melbourne é seu lugar. A cidade respira cultura e têm um calendário anual de fazer inveja a qualquer cidade européia. Eu fui assitir um dos jogos do Aberto de Tênis da Austrália e a cidade vibrava com pessoas de todas as partes do mundo. 
Os bares de Melbourne merece uma menção a parte, a vida noturna da cidade é agitadissíma, com horários bem mais amigos que em Sydney e com um ambiente super informal e cosmopolita.


Melbourne respira cultura

Preços, transportes e trabalho:

Austrália é um país caro e todo mundo sabe disso. Mas com o visto de estudante que te permite trabalhar legamente 20hs por semana, muita gente consegue pagar as contas e tomar uma cervejinha no final de semana. 
Pelo que eu vi e vivi tanto em Sydney como em Melbourne é possível encontrar trabalho facilmente, mas também significa que a competitividade é maior, por causa da quantidade
estudantes internacionais que vão para as duas cidades.


Até a cerveja é cara em Sydney, mas como ninguém é de ferro....

Se comparamos preços dos alugueis por exemplo, Sydney é infinitamente mais cara que Melbourne. Logicamente depende da zona que você quer morar e o estilo de vida que você leva.
Transporte é outro coisa que Melbourne leva mais vantagem que Sydney. Além do sistema de Tranvia, que facilita a vida dos habitantes da cidade, Melbourne é muito menos confusa de caminhar e andar de bicicleta, por exemplo.


Como não amar o sistema de transporte de Melbourne?

Pra mim é difícil escolher minha favorita, eu moro em Sydney há três anos mas sempre tive uma quedinha por Melbourne. 
Se Melbourne têm o título de melhor cidade do mundo pra viver, Sydney se gaba como melhor cidade do mundo. 
Por isso, essa batalha entre as duas é gigante. E você qual prefere?




You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá! Gostei muito do seu post! Você pode me dizer se é recente?
    Eu estou indo pra Australia fazer um mestrado e ainda estou na duvida entre duas universidades uma em Sydney a outra em Melbourne. Pode me mandar e-mail se quiser: vanfelixleite@gmail.com

    ResponderExcluir

Fazemos parte