Chapada Diamantina: Trilha da Cachoeira da Fumaça.

22:57:00

Uma das coisas que eu mais queria fazer nessa segunda visita a Chapada Diamantina era a trilha da Cachoeira da Fumaça. Há anos atrás, em minha primeira visita ao Parque Nacional, optei por fazer o passeio dos Poços e acabei desistindo de ir pelo preparo fisíco que a trilha exige.


Dessa vez decidi que não iria embora da Chapada sem visitar a segunda maior cachoeira do Brasil. Com uma altitude média de 1000m e 370 m de queda d’água, a cachoeira tem esse nome devido a velocidade e a força dos ventos que impedem que a água da mesma chegue até o solo, criando uma grande cortina de “fumaça”. O caminho até o topo é de 12km, feitos em mais ou menos 5 horas (ida e volta).

O caminho é duro...

...mas a vista compensa.



Vista para o Morrão

A distância entre Lençois e Palmeiras (o povoado que alberga o ínicio da trilha) é de uma hora e meia aproximadamente. Muita gente fica hospedada perto do Vale do Capão pra ficar mais perto de lá e começar a trilha mais cedo.
Nós contratamos o serviço de transfer da Zen Tur desde Lençois e fizemos a trilha num grupo de 8 pessoas mais 2 guias. Aliás, não é recomendado fazer a trilha sem estar acompanhado de um guia da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC). Como já disse aí em cima, a trilha exige bastante preparo físico. Eu mesma vi muita gente desistindo no meio do caminho. 


O começo da trilha

Nosso grupo

Ainda que existem gente local vendendo água no meio do trilha, eu recomendo levar uma garrafa extra, proteção solar, boné e um lanche leve. Mas evite levar muito peso na mochila. Um cajado também pode salvar sua vida, principalmente na descida.
Repito que a trilha da Cachoeira é uma das mais dificéis da Chapada, mas todo o esforço vale a pena. A vista lá de cima é espetacular.




Você també pode fazer a trilha da Cachoeira por baixo, num trekking de 3 dias e 36 km a pé. O nível de dificuldade é ainda mais alto.
Vista da Fumaça "por cima"

Depois da trilha, ainda fizemos uma parada merecida da Cachoeira do Riachinho. A água da cachoeira é gelada e ao mesmo tempo perfeita pra relaxar depois da caminhada. Se você vai por conta própria, o acesso a cachoeira se dá por uma estada de terra, sentido Capão.





Apesar do cansaço e pela falta de preparo fisíco da sendetária que vos fala, a trilha da Fumaça é sem dúvida um dos passeios que mais recomendo na Chapada Diamantina.







You Might Also Like

0 comentários

Fazemos parte