Chapada Diamantina: Passeio das Grutas

04:52:00

A Chapada Diamantina está cheia de lugares lindos pra ninguém botar defeito. Repleta de cachoeiras, grutas e trilhas, a Chapada têm milhares de lugares para serem visitados. Nós passamos 4 dias em Lençois, e por segunda vez escolhi começar a visita pelo Parque Nacional fazendo o passeio das Grutas.

A belissíma Gruta Azul

Como estavámos sem carro, decidimos contratar os serviços da Zen Tur. Apesar dos guias serem ótimos, eu pessoalmente não gosto muito de viajar com o tempo controlado. Se você for visitar a Chapada com agência, se prepare pra fazer tudo conometrado.

Rio Mucugêzinho

Poço do Diabo, Rio Mucugêzinho e Gruta da Fumacinha:

O passeio começa as 9 da manhã pelo Rio Mucugêzinho, numa trilha leve que nos leva direto ao Poço do Diabo. Lá é possível saltar de tirolesa e banha-se na cachoeira de água geladíssima.
A essa hora costumar estar bem cheia, já que todas as agências começam o passeio por lá.





A atração seguinte é a Gruta da Fumacinha em uma visita de 20 minutos. Lá também aproveitamos para almoçar antes de seguir para Pratinha.






Pratinha:

A gruta de água azul celeste é mesmo de babar. A entrada está incluida no passeio mas para fazer a flutuação é necessário pagar uma taxa de 20 reais por pessoa com direito a colete, máscara de snorkel, nadadeiras e lanternas. A flutuação dentro da gruta dura em torno de 20 minutos.





Gruta Azul:

Dez minutos a pé separam a Pratinha da Gruta Azul, outra belezura que pra mim é um dos pontos altos do passeio. Na verdade, a Gruta Azul é uma éspecie de continuação da Pratinha. Através de um túnel subterrâneo, onde só pesquisadores e submarisnistas profissionais podem passar, é possível ir de uma gruta a outra.







Morro do Pai Inácio:

A última parada é num dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio. Reza a lenda que o Morro recebeu esse nome em homenagem ao escravo Inácio, que na época da escravidão teve que se esconder dos capatazes de um fazendeiro depois de se envolver com a sinhazinha filha dele. A história romântica é contada por todos os locais e a vista do Morro é mesmo impressionante.
A subida é leve e dura em torno de meia hora. É um dos lugares preferidos dos visitantes para ver o pôr-do-sol.








O roteiro das grutas dura mais ou menos 10 horas e é com certeza a mais procurada pelos turistas, na minha opinião é a mais completa de todas. Mas se você viajar por conta própria prefira fazer esse roteiro em dois dias e aproveitar as atrações com mais tranquilidade.



You Might Also Like

0 comentários

Fazemos parte