Jericoacoara: Paraíso em forma de Dunas e Lagoas.

05:25:00

Taí um destino brasileiro que você não pode deixar de conhecer: Jericoacoara. Aproveitei minha férias no Brasil e convenci a minha família inteira em passar uns dias por lá. Jeri, para os íntimos, está rodeado de dunas, lagoas cristalinas e banhado por praias extensas ao extremo norte do estado do Ceará .



Aproveitamos uma promoção para Fortaleza pela TAM (valeu Melhores Destinos!!) e de lá fomos diretos pra Jeri. Com apenas 5 dias disponíveis, abrimos mão de conhecer Fortaleza para aproveitar cada minutinho do paraíso a 300 km da capital do Ceará.

Como Chegar:

Chegamos em Jeri depois de contratar o serviço do Jeri Tranfer, que nos transportou desde o aeroporto de Fortaleza até lá em um 4x4. É a opção mais cara mas também a mais confortável, já que não se pode chegar a Jericoacoara em um carro comum.
À parte desse serviço é possível chegar em Jeri com um ônibus que sai de Fortaleza até Jijoca (6 horas) e de lá pegar uma jardineira. 

Onde ficar:

Nós ficamos hospedados no B&B Girassol. Uma pousada com quartos equipados com cozinha e todas as facilidades para quem viaja em grupo. Como erámos 8 pessoas, a escolha foi mais que acertada. Existem outras inúmeras pousadas em Jeri, as mais caras estão a beira-mar mas existem alojamentos para todos os bolsos.





As famosas Lagoas de Jeri: Azul e Paraíso

Postei no meu Instagram, que paraíso tem forma de lagoa e localização geográfica. A Lagoa do Paraíso em Jeri faz jus ao se nome. Redes coloridas dentro de águas cristalinas, areia brancas e muita tranquilidade. Para chegar até lá, pagamos 30 reais por pessoa em um 4x4, que além de nos levar a Lagoa do Paraíso também nos levou em um passeio pelas Dunas e pela Lagoa Azul.


Dunas de Jeri





Para entrar em ambas Lagoas não é necessário pagar. O seu gasto será com o transporte até lá (Buggy ou 4x4) e o que você consumir nas barracas de praia. A única coisa ruim é ter que ir embora. 




Lagoa do Paraíso


Além de relaxar nas redes dentro das lagoas, você ainda pode fazer  SUP ou alugar um pequeno barquinho.
Lagoa Azul


Pedra Furada

A Pedra Furada em Jeri é outra atração super disputada. Mesmo assim, tivemos a sorte de encontrar-la vazia. Você pode chegar lá andando desde o centro entre dunas e falésias. Igualmente se for de carro é necessário andar cerca de meia-hora pela praia que dá acesso a Pedra.




Apesar de adorar ver o pôr-do-sol em pontos conhecidos dos lugares que visito, não gostei muito de fotografá-la com a luz no final do dia. Segundo me disseram, a melhor hora para tirar boas fotografias é pela manhã.




Arvore da Preguiça:

Ainda no caminho de volta para Jeri, tivemos tempo de passar pela árvore da preguiça e aprecia-la . Fizemos milhares de fotos que foram parar direto no nosso álbum de família.






Outras Atividades em Jericoacoara:

Além de visitar as famosas Lagoas, existem inúmeras atividades pra fazer em Jeri. A minha preferida e a que eu mais recomendo é ver o pôr-do-sol (todas as tardes, se for possível) nas dunas pertinho da praia principal. Cada dia é um espetáculo diferente!






Nós também aproveitamos uma manhã para passear de buggy pelas Dunas e visitar um dos vários mangues de Jeri.






Banhar-se na praia principal é uma boa pedida, assim como aproveitar para praticar KiteSurf. Jeri é um dos lugares mais conhecidos do Brasil para praticar o esporte por causa do vento forte.


Praia principal de Jeri




Outras dicas:

  • A temperatura em Jeri oscila entre 35 e 25 graus durante todo o ano, ou seja, sempre faz calor.
  • A época chuvosa vai de janeiro a junho, mas não chove todo o dia. Viajar em época seca não é bom porque as lagoas ficam vazias. Nós chegamos no finalzinho da época de chuva e por isso tivemos a sorte de encontrar-las já cheias.
  • A época com mais gente é justamente no verão europeu, quando muitos deles vem passar férias no Brasil. Reveillón e Carnaval também costuma estar sempre cheio. Se você quiser aproveitar Jeri com tranquilidade fuja dessses meses.
  • Comer lagosta em Jericoacoara é muito barato. Existe um restaurante numa praia secreta que é possível compra-los por 4 reais. Pergunte a qualquer local que eles te levam por um preço camarada.
  • Achei a noite de Jeri bem tranquila. Além da rua do forró, há pouquissímas coisas pra fazer durante a noite.
  • O povoado é completamente pé na areia, esqueça salto alto e leve roupas leves.


You Might Also Like

0 comentários

Fazemos parte