Koh Lipe e o que mudou na Tailândia

03:28:00


Depois de uma semana na Malásia, chegava o momento de visitar o país que sempre foi o nosso favorito no mundo :a Tailândia. Duas horas em barco desde Langkawi nos levou a paradísíaca Koh Lipe, ilha ao sul do país que ainda não tinhámos visitado.






Pra quem não sabe, já estivemos na Tailândia duas vezes, em 2009 e em 2011. Estavámos super empolgados com a nossa volta e até cogitamos a possibilidade de voltar a visitar Koh Tao e Koh Phi Phi, além de Bangkok e Chiang Mai.
Mas foi em Koh Lipe que vimos que as coisas por lá tinham mudado, e muito.

Ainda na fila para pegar o nosso visto, percebemos a quantidade exagerada de barcos que chegavam com mais e mais turistas, sem falar nos preços inflacionados das guest houses, que não baixavam de 40 doláres a noite por um quarto com ventilador e sem café-da-manhã. Mas o que mais me incomodou foi a mudança de atitude dos tailandeses. Eu, que sempre elogiei o país pela receptividade do seu povo, cheguei a ser maltradada em um restaurante.
A sensação que me deu é que os tailandeses estavam cansados de tantos turistas, mas ao mesmo tempo sabiam que erámos a principal fonte de renda da ilha.

Não dá pra negar que Koh Lipe é uma preciosidade, mas achei o crescimento turístico na ilha algo caótico. Air Asia tem vôos combinados com barco e a chegada repentina de tantos visitantes parece que pegou de surpresa os moradores do lugar.
Por sorte Koh Lipe não foi só desilusão. Além da claustrofóbica rua principal, Koh Lipe ainda ( não sei daqui a alguns anos) têm praias bonitas.



Pattaya Beach é a principal e é onde chegam os barcos das outras ilhas. Grande parte dos bares e restaurantes estão localizados por lá, além dos resorts mais caros.
As Maldivas da Tailândia, como é chamada por muitos, é pequena e entre uma praia e outra é possível chegar caminhando. Sunrise Beach fica a alguns minutos de Pattaya e é a minha preferida. Lá, ainda é possível encontrar cantinhos escondidos para desfrutar das suas águas cristalinas.


Cantinho escondido em Sunrise Beach


Caminhamos bastante pra encontrar tranquilidade

Em Sunrise Beach a construção de hotéis e resorts também vêm aumentando.
Sunset Beach é a que fica mais longe do pier e é bem mais tranquila de todas. Seu nome já revela a sua principal atração: o pôr-do-sol.



Pôr-do-sol em Sunset Beach


Koh Lipe também faz parte do Parque Nacional Koh Tarutao e por isso eu recomendo um dia de snorkel por suas águas. Koh Lipe foi um dos lugares do Sudeste Asiático que eu mais desfrutei do snorkel. Muitas lojas  oferecem cursos de diving com a famosa frase" Koh Tao é mais barato, mas Koh Lipe é mais bonito". E é mesmo. Os instrutores de submarinismo dão dicas para conservar os corais e fauna marinha, em uma tentativa de que não aconteça debaixo da água o que está acontecendo fora dela.



Os belos corais do Parque Nacional




A entrada no Parque Nacional custa 200 baths e a snorkel trip con uma parada na pequena ilha de Koh Adang sai em torno de 550 baths por pessoa.





Apesar de ter gostado muito do tour, outra vez tive a sensação de fazer parte de um turismo desenfreado. E isso me incomodou. A praia que paramos para comer estava lotada e me partiu o coração ver um Parque Nacional com praias tão sujas.

Três dias em Koh Lipe foram o suficiente para desistir de visitar outras ilhas no país e seguir direto para Bangkok. Na verdade, eu não queria que uma nova visita a Koh Tao ou a Koh Phi Phi apagasse as boas recordações que eu tinha levado delas das vezes anteriores.

A Tailândia é um  dos países do mundo que mais receb tueristas e é uma pena ver como o turismo irresponsável e políticas públicas inapropriadas podem transformar um lugar.

Espero que essa realidade mude e ela volte pro posto número UM da minha lista.
























You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá, estava procurando uma ilha tranquila na Tailândia e acabei chegando no seu blog. Você foi lá em que ano? Você recomendaria alguma outra ilha?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu estive na Tailândia 3 vezes, a última há 2 anos atrás. A Tailândia é muito turística e por causa disso a maior parte dos lugares estão sempre cheios. Dependendo da época do ano, talvez as ilhas do Golfo ( koh tao, koh phangan) estejam mais vazias. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Inspirador, lindas fotos e relato muito sincero. Você achou que valeu a pena fazer o tour para snorkel ou teria sido melhor ficar pelas praias? Terei 2 dias e meio e essa é uma dúvida rsrs... Será que ficar relaxando em suas praias pode ser melhor?
    beijo grande,
    Lily e Julio
    Apaixonados por Viagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily! Obrigada pelo seu comentário! Até eu ficarei em duvida com somente dois dias! Rsrsrs. Se você é amante do snorkel e não perde por nada, vale sim a pena. Mas se é uma coisa que não te encanta tanto, o melhor é desfrutar das praias. Igualmente Koh Lipe é pequena. Se vc achar que viu tudo em um só dia, dá pra bookear o tour na noite anterior! Boa viagem:)

      Excluir

Fazemos parte