Coisas que você precisa saber antes de viajar para as Filipinas

07:47:00

Conseguir informações pra viajar para Filipinas é relativamente fácil, já que cada vez mais gente inclui o país no roteiro ao viajar pelo Sudeste Asiático. Aí seguem algumas dicas sobre o que você precisa saber antes de viajar ao país:

Como se locomover:

Viajar pelo país via áerea é mais recomendado já que as estradas têm zero infra-estrutura.
Cebu Pacifc Air, Zest Air e Air Ásia são as companhias mais indicadas para fazer os trajetos entre as principais ilhas.

Avião de Cebu Air no aeroporto de Corón


Os ônibus das Filipinas foram os piores que eu encontrei no Sudeste Asiático. Os jeepneys, uma espécie de caminhão com assentos de alumínio são utilizados para fazer os trechos entre as pequenas cidades.

Esse foi o ônibus que nos levou até Port Barton


O famoso jeepney


Prepare-se para encarar um dos piores aeroportos do mundo (Manila) e algumas estradas empoeiradas para chegar ao seu destino.

Visto e vacinas:

Brasileiros e espanhóis não precisam de visto, apenas a confirmação do vôo de volta. Mas é importante saber que ao deixar o país você tem que pagar uma taxa de 20 doláres. Sim. Não gaste seu rico dinheirinho nas ilhas porque ao voltar pro seu país ou seguir viagem você terá que pagar para sair das Filipinas.
Nenhuma vacina é obrigatória, ainda que eu recomendo procurar um médico antes de viajar.

Nosso roteiro:

Fizemos uma para técnica em Manila, já que além de perigosa não tem muitos atrativos. O melhor mesmo é seguir direto para as ilhas, ou passar somente uma noite. Voamos de Manila a Puerto Princesa e passamos duas noites por lá. A cidade que é ponto de partida para El Nido e Port Barton também não merece seu tempo, paramos porque nos recomendaram uma visita ao Rio Subterrâneo, que me arrisco a dizer que foi lugar mais sem graça que vi, a praia para chegar até lá era muito mais bonita que o próprio rio. Ainda que ele seja considerado uma das 7 maravilhas do mundo, minha humilde opinião é que não vale a pena oito horas de viagem para ver-lo.

A visita durou apenas 20 min

A praia que dava entrada ao rio


De lá seguimos para a queridinha Port Barton, perfeita para passar alguns dias antes de seguir viagem. A dica foi Karla do Compartilhe Viagens. Nós adoramos a traquilidade do pequeno povoado e até esticamos uma noite mais por lá.

A tranquilidade de Port Barton

Desde Port Barton a El Nido, é preciso pegar um ônibus até Roxas e depois outro até chegar na pequena cidade que serve de ponto de partida para visitar o Arquipélago de Bacuit.

Small Lagoon- El Nido

De lá fomos a Corón, dica que eu peguei no blog Achados da Adrana Setti. Apesar de possuir um pequeno aeroporto,  para chegar a Corón desde El Nido você precisa pegar um barco e se carregar de paciência.


E as outras ilhas??

Ilhas como Boracay , Bohol e Cebu também são bastante recomendadas por viajantes. Dependendo do tempo que tiver disponível, porque não conhecer essas ilhas também? Nós só levamos a lembrança de Palawan e adoramos.

Energia elétrica, caixas eletrônicos e internet:

Internet em Palawan é vacilante, como muito conseguirá ler e-mails. O único lugar que funcionou com rapidez foi na capital Manila 
Em Port Barton e El Nido não há energia elétrica entre às 14hs e às 18hs. Alguns hotéis também cortam a luz pela manhã.
Os únicos lugares que eu estive com caixas automáticos foram Puerto Princesa e Corón. Leve todo dinheiro que precisar em "cash". Em último caso vá a um posto de gasolina, faça uma compra com o cartão que eles te dão o dinheiro, a comissão é alta e eles costumam ter dinheiro entre as 14hs e 17 hs.

Melhor época:

Filipinas é um dos países do Sudeste Asiático que mais sofre com os monções. Assim que é super importante pesquisar bem antes de viajar.
Segundo dois filipinos amigos meus que moram na Austrália, a melhor época é entre Abril e Junho, quando chove menos. O único problema é que essa época é justamente as férias para os filipinos e provavelmente os lugares estarão igualmente cheios.

É caro??

Me arrisco a dizer que até o momento, o país foi o mais caro do Sudeste Asiático. Os hotéis mais baratos giram em torno de 20 a 30 dolares a noite por casal, sem falar nos deslocamentos. 
O fato de ser um conjunto de ilhas dificulta bastante a locomoção, já que quase não existem ferrys. O mais provável é que você tenha mais gastos com passagens aéreas.

1 US dolár = 40 pesos filipinos

Pra terminar, tenho que dizer que Filipinas é pra perrengueiros. Mas vai dizer que não vale a pena??






You Might Also Like

0 comentários

Fazemos parte