Whitsundays - Como chegar, onde se hospedar e a melhor maneira de aproveitar.

02:51:00

Viajar em alta temporada na Austrália e com nada de planejamento é para os fortes. Uma semana antes soube que ia ter 5 dias livres e como eu sou praeira, guerreira e solteira, decidi que estava na hora de aproveitar o verão australiano no estado de Queensland. 
Comecei a procurar passagem e decidi que Whitsundays tinha que ser nosso próximo destino.
Para visitar Whitsundays decidimos que nossa base (como da maioria dos viajantes) seria Airlie Beach.

Uma das praias de Airlie Beach




Como Chegar

Arlie beach não tem aeroporto e há três maneiras de chegar até lá desde Sydney:
  • Voar até Hamilton Island com a low cost Jet Star e desde aí pegar um barco.
  • Voar até Prosperine com a low cost Tiger e pegar um ônibus de linha ($ 3.50 aproximadamente)
  • Voar até Mackay com Quantas. Jet Star, Virgin ou Tiger e desde aí pegar um ônibus intermunicipal da compania GreyHound ($30 por trajeto) até Airlie beach. 
E foi o que nós fizemos por falta de opção( lembrando que compramos o bilhete 5 dias antes de viajar). 
Outra coisa importante antes de viajar a Mackay : Olhe bem se o horário do ônibus coincide com o horário da chegada do seu vôo, se não o mais provável é que você tenha que passar uma noite por lá, ou pagar o dobro a um shutlle privado que te leva do aeroporto de Mackay até Airlie Beach ($ 60 dolares por trajeto).

Hospedagem

Airlie Beach é uma cidade costeira que tem sua graça. Paraíso de mochileiros que dormem um ou dois dias antes de navegar pelas 74 ilhas que compõe as Whitsundays. Apesar de ter uma água super apetecível para o banho, quase todo mundo acaba indo a uma espécie de praia artificial por causa das águas-vivas que existem no local. Aliás uma das coisas ruins de toda as Whitsundays é que você sempre tem que tomar banho com uma roupa especial para se proteger.


Uma das praias com banho proibido.

O piscinão de Airlie beach

Nós ficamos hospedados no albergue Nomads (mais uma vez por falta de opção) num quarto compartilhado, e a verdade é que já fazia tempo que nós não ficavámos em hostal e não foi tão ruim assim. O Nomads é rede de hostel em toda Austrália e Nova Zelândia. Quem tiver a carteirinha do hostel ganha desconto ao comprar a trip com eles. E para os mochileiros de plantão eles oferecem trabalho voluntário e em troca você ganha estadia grátis.
Mas a pequena cidade conta com apartamentos pra alugar, muitos albergues pra todos os bolsos, alguns resorts e tantos outros campings.
Não preciso nem dizer que em alta temporada é melhor reservar com antecipação, pra não acabar como nós, quase sem lugar pra ficar.


Visitar as Whitsundays , WhiteHaven e a Grande Barreira de Corais.

Há milhares de maneiras de visitar as ilhas. A mais comum é navegar por alguns dias em um barco que te dá direito a comida, dormida e parada nas melhores ilhas, chamadas "Sailing Trips".
Há também as "daytrips", que como o nome já diz são excursões de um dia e você pode escolher quais ilhas você prefere visitar.

Nós contratamos pela internet, uma daytrip com Cruise Whitsundays,  já que como disse antes estava tudo "full". A trip incluia três horas em WhiteHaven, comida e mais algumas horas em DayDream Island, uma ilha ideal para casais e principalmente famílias. Há uma quantidade de atividades aquáticas disponíveis na ilha, como paddle board e jet sky. A ilha é bem linda e apesar de poder usufruir das mesmas regalias dos hóspedes não gostei do fato de ela pertecer a um único resort.


DayDream Island



O Cruise Whitsundays tem varios tipos de daytrips e o na minha opinão melhor é o "full day" em Whitehaven ,que entra snorkel e o view point da praia que é o "must" das Whitsundays. Nem preciso dizer por que escolhi o outro, né? Sim, cheio até a segunda semana de janeiro.


WhiteHaven: considerada uma das praias mais bonitas do mundo

Estive pesquisando e para mim a Awesome Adventure é a que tem as melhores opcões que combinam trip+ alojamento+snokel pelas Barreira de Corais. Em Sydney existem vários backpackers que te vendem todo o pacote.

Como não conseguimos ver o view point en WhiteHaven e fazer snorkel na Barreira de Corais era impossível, decidimos contratar um vôo com Air WhitSundays e ver a Grande Barreira de Corais, WhiteHaven e o famoso Coração de coral lá de cima. Muitas empresas fazem vôos panorâmicos e o preço depende do tempo de vôo. O nosso durou uma hora e foi, sem dúvida, uma das experiências mais bonitas que já vivi em viagens. 
Se WhitSundays lá de baixo é bonita, lá de cima ela é incrível.





Experiência única



You Might Also Like

2 comentários

  1. Oii! Adorei as dicas! Vou pra lá com meu marido e meus pais em janeiro do ano que vem. Nós vamos até o aeroporto de Proserpine e de lá, seguiremos até Airlie Beach. Você falou de um ônibus de linha que custa 3,50... sabe me dizer qual é a linha ou onde eu pego?
    Muuuito obrigada!! =)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia, que bom que você gostou das dicas!!
      Nessa página aqui você encontra informações e acredito que desde o aeroporto deve ter mais serviços de transfer.
      https://www.qld.gov.au/transport/public/transport/timetables/qconnect/airlie/
      Boa Viagem!!

      Excluir

Fazemos parte