Os campings da Austrália

05:05:00

Eu não sei você leitor, mas acho que o sonho de qualquer viajante é ter uma motorhome ou uma caravana para chamar de sua. Eu sempre achei muito legal quem vivia e viajava nesse estilo. Esse liberdade de levar uma "casa" atrás das costas sempre me atraiu muito.


Durante 3 dias tive uma capervan para chamar de minha


A primeira vez que visitei um camping foi em Portugal. Tinha uma amiga  que tinha uma caravana em um camping na praia da Ericeira, uma das mais bonitas de Lisboa. 
Na Europa é muito comum ver familia inteiras viajando com  caravanas e parando em toda a costa do Mediterrâneo. A estrutura dos campings é impressionante.
Meu namorado viveu suas "vacaciones" assim e sempre me deu invejinha dele de ter lembranças tão legais na época que era criança e acampava com os seus pais pela costa espanhola.
Sempre escutei todo mundo dizer que a Austrália - junto com a Nova Zelândia - era famosa pela estrutura dos campings ao longo de todo o país . Então, seguindo algumas dicas decidimos alugar uma Hippie Van e pegar a estrada entre Sydney e Melbourne.




Existem várias empresas que alugam de carpervans a motorhomes espalhadas por toda a Austrália. Nós alugamos a nossa com a Apollo, mas para mim a Jucy tem os melhores preços.




Nosso destino final era os 12 Apóstolos no estado de Victoria

Na Great Ocean Road e em todo o percurso da Princes Hightway (estrada que liga as duas cidades mais importantes da Austrália) é fácil encontrar aréas de descanso com banheiro, mesas e até lugar pra fazer churrasco. Estão super bem indicados, assim como os estacionamentos  para passar a noite. A rede Big 4 é a mais conhecida aqui na Austrália, a mais cara e também com uma estrutura melhor (piscina, churrascaria e outras regalias).
Mas é fácil encontrar campings bem mais baratos. A maioria cobra entre 15 e 25 doláres para passar a noite. E quem pensa que os campings são sujos, está muito enganado, o banheiro é muito mais limpo do que certos albergues e existe um respeito entre os que acampam onde a tranquilidade é total pela noite. Nós ficamos em um no estado de Victoria, pertinho de Melbourne e pagamos 20 dolares para passar a noite e com a disponibilidade de toalhas, sabonete e cobertores. Nós não precisamos, já que a nossa Hippie Van já vinha toda equipada.



Pia, mini geladeira, panelas, pratos e tallheres


Na volta ficamos em um no estado de New South Wales, que também era super limpa e ainda tivemos a sorte de não pagar porque a recepção estava fechada.

Nossa cama

A maioria dos mochileiros que viajam acompanhados optam por esse estilo de viajem, já que é a opção mais barata para viajar pela  Austrália, que é um destino caríssimo.

Aí vão algumas dicas pra quem pensa em fazer uma viagem asssim pela terra dos cangurus.


  • Tente não reservar a capervam pela internet - Eles só mostram o preço do aluguel e você pode ter uma surpresa com coisas tipo seguro, gastos extras, etc. Geralmente as agências estão perto do aeroporto uma do lado da outra, e fora a alta temporada é muito fácil alugar de última hora.
  • Se for fazer uma viajem de muitos dias, escolha uma capervan maior, sua coluna agradece.
  • Viaje sem pressa - O melhor de viajar hospedado em campings é parar onde tiver vontade e passar quantos dias quiser, as distancias na Australia são enormes e você pode demorar dias para chegar em alguns destinos.
  • Tome cuidado com a gasolina - a única coisa que me deixou preocupada foi não encontrar postos abertos pela noite, tente ter o tanque sempre cheio. Nós perdermos uma hora esperando um posto abrir porque ficamos sem.
  • De noite, tome cuidado com os cangurus - Você está na Austrália e eles estão por todas partes, podem cruzar na frente do carro, e além de atropelar o bichinho , você pode provocar um acidente.
  • Evite dirigir à noite- Alguns trechos são perigosos pela falta de luz, e a parte dos camioneiros, nenhum acampante faz isso. Se tiver algum problema pode ser dificil encontrar alguém pra te ajudar.
  • Tenha certeza que você vai devolver a capervan no lugar indicado-Se quiser devolver em outro lugar, porque está cansado, a multa pode ser de até 700 dolares.
  • Disfrute dessa experiencia, conheça outros acampantes e pergunte sobre lugares que às vezes não estão nem em guias, nem em blogs e que são imperdiveis.
E pegue a estrada...





You Might Also Like

0 comentários

Fazemos parte