Krabi ou Phuket?

01:42:00

A luta é acirrada, já que a famosa e super turística Phuket têm o poder de tirar o protagonismo de Krabi, mas muitos mochileiros estão preferindo a tranquilidade da cidade do sul do que a badalada ilha tailandesa.

Phuket 

Da primeira vez que fui à Tailândia, optei por Phuket, seguindo a dica de  um amigo meu que acaba de retornar do país e apesar de me sentir bastante incomodada com a "vida noturna " do lugar, ainda pude trazer algumas boas recordações. 


A simpatia dos moradores foi a melhor recordação que trouxemos da ilha

O bom de Phuket é a comunicação com outras cidades asiáticas, seu aeroporto é um dos mais importantes do país e a facilidade de aceder a Koh Phi Phi faz que uma enxurrada de viajantes prefira passar pela antes pela ilha do que ir até Krabi.
Chegamos a Phuket e fomos pra um hotel bem simpático perto da zona de Patong Beach. Por 18 euros a noite tinhámos um quarto com jacuzzi e uma vista linda pra uma montanha. Uma boa recepção logo na chegada.



Como já era noite decidimos pegar um tuk-tuk e procurar algo pra jantar no centro de Patong, logo percebemos a triste realidade do turismo sexual do lugar, bem como algumas pessoas já haviam comentado. Mas preferimos esperar até o final da nossa estadia em Phuket pra nao tirar conclusões precipitadas da ilha. 

Centro de Patong à noite

No dia seguinte alugamos uma moto com uma funcionária simpática de um estabelecimento comercial. Ela simplesmente alugou a moto dela pra gente já que a maioria dos lugares para alugar estavam longe do nosso hotel, quase de graça.
Partimos rumo as praias do norte. Kamala foi a primeira que paramos, conhecemos uma simpatiquissíma tailandesa que vendia agua de côco na praia. Parecia que todo mundo  estava querendo ser amável conosco naquele dia, ou eu ainda não estava acostumada com a personalidade dos tailandeses. Mas o que eu levei de Phuket, definitivamente, foi a simpatia dos moradores locais.


Kamala Beach

Nossa água de côco personalizada


Em todo o dia que passamos na ilha encontramos gente que nos recebeu com uma hospitalidade incrível. Me lembro de parar para peguntar sobre o caminho que nos levava a Surin e ainda me lembro dos simpaticos tailandeses de moto ajundando-nos com aquele sorriso no rosto, e ao chegar a Surin conhecemos outra familia extremamente simples que tinha um restaurante a beira mar, e que nos trouxe uma sensação de "estar em casa". 
Gostamos tanto de Surin que resolvemos voltar para ver o pôr-do-sol. 


Agradavéis e receptivos moradores de Surin


Ainda visitamos a praia de Karon, ao sul de Patong, uma praia mais familiar e com uma quantidade absurda de hotéis a beira mar.

Karon Beach


Foram dois dias em Phuket, não tenho como negar que que me assutei com o que se transforma Phuket durante a noite, mas tento lembrar da amabilidade dos moradores da ilha.

Aqui na Austrália estudei com uma tailandesa de Phuket, e disse pra ela que toda vez que lembro da minha viagem à sua cidade natal lembro do quão receptivos foram seus conterrâneos. 

Krabi

Da segunda vez que fui ao país, mudei a ruta para chegar a Koh Phi Phi ( ue acabei não indo) e fui à Krabi, mas precisamente a Ao Nang. O lugar é pacato, com praias deslumbrantes e o melhor de tudo, barato. Muito mais do que a vizinha Phuket.
A diferença de preços é absurda, razão pela qual, a maioria dos viajantes com o budget reduzido preferem ir pra lá. Se eu achava uma ganga ter pagado 18 euros em Phuket, em Krabi consegui um bungalô por 12 euros pertinho de  Ao Nang. Também com piscina bem no meio da montanha.

Nosso aconchegante bungalô


Mas tive um porém, que quase estragou toda nossa viagem, nossa passagem pela cidade foi chuvosa, muito chuvosa. A Tailândia inteira estava alagada e com Krabi não foi diferente. Ainda conseguimos fazer algumas atividades, mas a chuva tirou toda a nossa vontade de passar por algumas praias.

Através do dono dos bungalôs pegamos um barco com mais gente e mesmo chovendo conseguimos ir a Chicken Island, Railay Beach, Tup e Poda Island. Chovia tanto que eu pensei que o barco ia virar. Algumas pessoas se assustaram e outras queriam voltar a Ao Nang, e depois que São Pedro deu uma trégua, continuamos o tour, mas me lembro de viver horas de estress com todo mundo discutindo. Definitivamente odeio fazer esses tours com mais gente, mas infelizmente sai muito mais barato do que ir por conta própria.

Railay Beach

Tup Island

Chicken Island

No outro dia não satisfeitos com o banho de chuva do dia anterior (mas também com a esperança de que a chuva parasse) pegamos outro tour para fazer canoagem e andar de elefante. Não pegamos uma pneumonia de sorte, porque acho que nunca tomei tanta chuva na minha vida.


Ao Talane




Primeiro "caiaquiamos" por Ao Talane, um circuito entre mar aberto, mangues e algumas grutas. Depois andamos de elefante por meio de uma mini-floresta, e logo alimentamos os bichinhos.
Tenho que reconhecer que se não fosse pela chuva esse passeio teria sido especial. Conheci um casal de coreanos que estavam conhecendo todo o país, e um casal de espanhóis que nos deu a melhor dicas de todas : Ir a Koh Tao!

Viajantes que conhcemos em Krabi

Um deles nos enviou uma foto de recordaçao.

Ainda em Ao nang é possivel fazer excursões de um dia a Hong Island e a Maya Bay.
Com a chuva sem cessar, decidimos cancelar nossa viagem a Koh Phi Phi e seguir para Koh Tao. 
Pra finalizar, confesso que gostei mais de Krabi do que de Phuket, mas também acho que tanto uma como outra servem de ponto de partida para Koh Phi Phi e Railay Beach. 
O bom é ter duas opcões pra escolher.








You Might Also Like

6 comentários

  1. Olá, que baca ler sobre sua viagem a Tailândia... me tira uma dúvida, estou me programando para passar a lua de mel lá, porém será em Outubro, e ja vi muitos relatos dizendo que esse mês é um mê chuvoso e tals..
    Queria saber qual mês vc visitou a Tailândia. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele!!A Tailândia é espetacular e é um destino recomendadissímo para lua de mel. O mês de outubro chove bastante no Mar do Anadaman ( onde está localizada a praia de Koh Phi Phi, Krabi e Phuket), por outro lado é época seca no Golfo da Tailandia ( Koh Tao, Koh Phagan e Koh samui) que também são lindas! Eu fui 3 vezes, em dezembro, outubro e maio e pra mim maio é o melhor mês! Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Oi Laise, td bem? Em qual mês voce esteve em Krabi? Estou planejando a minha viagem para a Tailândia e a dúvida entre ficar em Phuket ou Krabi é cruel, rs. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!!eu já fui pra Thai varias vezes. Pra mim a melhor época é entre março a junho. Para krabi e phuket a pior época é de agosto a outubro porque chove muito. Por outro lado essa é a melhor época pra ir para as ilhas do Golfo Koh Tao e Koh Samui. Acho Krabi melhor que Phuket porque tem menos turistas e é mais fácil aproveitar as praias. Espero ter ajudado. Boa viagem!!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Essa chuva que você pegou em Krabi foi em outubro? Vou em junho e estou com medo de arriscar Krabi e phi phi nessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!Foi em outubro sim que peguei chuva. se voce for pra tailandia nessa epoca prefira as ilhas do Golfo ) Koh Tao, Koh samui e Koh Phangan=
      Um abraco e boa viagem

      Excluir

Fazemos parte