Um dia e uma noite no deserto de Wad Rum- Jordânia

03:51:00

De todas as coisas que eu fiz durante minhas viagens, acho que nenhuma foi tão inesquecível quanto o dia e a noite que passei em Wad Rum.

Há quem se sinta desprotegido naquela imensidão "nua" e outros que simplesmente ficam fascinados com a beleza das suas areias e rochas avermelhadas.

.

Eu não tinha muita informação sobre Wad Rum, apenas o que eu tinha visto num programa de televisão. As expectativas não eram muito altas, mas quando isso acontece o mais provável é que você morra de amores pelo lugar.
Nós chegamos a Wad Rum as 8.30 da manhã depois de pegar um ônibus cuja manutenção era bastante precária. Só cabiam seis pessoas e as janelas estavam quebradas.



O ônibus

No meio do caminho subiu um jordano oferecendo uma noite e um tour pelo deserto para quem ia somente passar o dia em Wad Rum, como nós já tínhamos entrado em contato com outro acampamento, decidimos não fechar com ele e por não saber a procedência do cidadão.
Mas a verdade é que eu me arrependi. Ele vendeu um acampamento muito mais barato. 
Explico: Nós tínhamos fechado com um lugar pra dormir por 30 JD, que nos pareceu barato, mas claro, tínhamos também que pagar todo o tour pelo deserto que só descobrimos quando chegamos. A brincadeira saiu por 120 JD, enquanto o tal jordano vendia o pacote inteiro por 50JD.
Chegamos em Wad Rum, e depois que um beduíno fez o favor de ligar pro nosso acampamento, o nosso guia veio nos buscar. 


O carro que nos deixou várias vezes no meio do caminho

Primeiras vistas do deserto




Nossa excursão começou assim que terminamos de almoçar, tomamos um autêntico chá jordano e aproveitamos para negociar a preço. Costume bem famosa na Jordânia. Se os jordanos te chamarem pra tomar chá , é por que querem falar de dinheiro.


Nosso acampamento




Fomos aos principais pontos do Deserto de Wad Rum. O lugar onde foi gravado o filme "Lawrence das Arábias" e um ponto onde todo mundo se reúne pra ver o pôr-do-sol.
Outros filmes foram gravados ali, como o "Planeta Vermelho" e algumas cenas de "Transformers".


Pedi ao nosso guia para me ensinar a amarrar o lenço como os jordanos

Aqui se gravou o filme Lawrence das Arábias



Uma das várias pontes do deserto

A vista lá de cima


Antes de chegar ao ponto do pôr-do-sol, o carro morreu. 
Enquanto o motorista tentava consertar, nos perdermos pelas areias avermelhadas do deserto.





Depois de uma hora perdidos no deserto, fomos correndo ver o pôr-do-sol. Um pôr-do-sol que entrou na lista dos mais bonitos que vi na vida, diga-se de passagem.

Inesquecível

Mas a Jordânia nos reservava outra experiência maravilhosa: Dormir no silêncio do deserto.
Estávamos sozinhos no acampamento e enquanto falávamos com o nosso guia sobre a Jordânia e tomávamos chá, ele preparava a nossa janta da maneira mais simples possível.


Nosso quarto


A noite esfriou e enquanto a comida ficava pronta, olhei pro céu, e vi uma chuva de estrelas que meus olhos jamais presenciaram. Nem me preocupei em tirar fotos, só fiquei olhando em silêncio e agradeci por ter tido a oportunidade de vivenciar aquilo tudo.

Jantamos uma comida deliciosa e dormimos numa "haima", uma espécie de tenda. Nessas horas é que você pensa que não se precisa de muito para viver. Passamos uma noite agraavél e dia seguinte nossa despedida também foi espetacular. Ao acordar presenciamos o nascer do sol e a simplicidade dos primeiros beduínos passeando pelo deserto.






Cedinho, partimos rumo a Aqaba e agradecemos o nosso guia e seu tio pela experiência de passar o dia e a noite em Wad Rum. Apesar do problema do carro, eles foram super amáveis, contaram suas histórias e tentaram fazer nossa estadia no deserto fosse inesquecível.

E foi....


.




You Might Also Like

0 comentários

Fazemos parte