Nossos 5 dias em Istambul

03:20:00

Istambul é daquelas lugares que ficam na memória da gente pra sempre! Depois de conhece-la, entrou na lista das minhas cidades favoritas no mundo. Banhada pelo Bósforo, cheia de cores, dividida entre o cosmopolita e o tradicional, entre a Ásia e a Europa, entre apaixonar-se ou ficar louco por ela!

Fui na primavera, minha estação preferida pra viajar, e durante cinco dias fui felizmente surpreendida pelo que encontrei em Istambul.



Bem antes que a Turquia fosse tema de novela das oito no Brasil, ela já era um destino bem famoso na Europa, e depois de escutar boas opiniões sobre o lugar, decidi aproveitar uma semana que tinha de férias.
Nos hospedamos no bairro de Sultanahamet, bem ao lado da Mesquita Azul.
Se não fosse os chamados constantes rogando os fiéis para rezar, vindos da Mesquita, o hotel seria um oásis de tranqüilidade no meio da confusão.

     Sultanahamet

Mesquita Azul e Santa Sofia  
                                         
O bairro de Sultanahamed está justo no meio das principais atracões tão buscadas pelos turistas. Com a Mesquita Azul e a Santa Sofia a poucos passos do nosso hotel, visitamos as duas logo no primeiro dia.



Entrar na Mesquita é grátis, mas lembre-se de levar um lenço para cubrir  o cabelo, eu fui preparada.


Não deixe de visitar-la durante a noite. Iluminada é ainda mais imponente.



Já na Santa Sofia pagamos 10 liras para entrar. A Santa Sofia é uma das imagens mais caracteristicas da métropole turca. Seu interior é formado por mosaicos de grande interesse histórico.


 Interior da Santa Sofia

Palácio Topkapi e Cistena Basílica            
                
Pelo caminho ainda aproveitamos para passar pela Cistena Basílica, uma das minhas atrações favoritas na cidade.


Sua luz tênua, e o frescor das suas águas, faz dela um lugar imperdível pra quem visita a cidade.
Tão perto dali decidimos terminar nosso tour no famoso Palácio Topkapi, quem adora história, vai adorar essa lugar. O Palácio é enorme e a visita é bem demorada.
Custam salgados 25 liras + 15 liras para entrar no Harém. Mas vale muito a pena , principalmente pela vista do Bósforo desde o Palácio.




Terminamos o dia no melhor estilo, jantando Kebap com o melhor pão turco que comi na vida.


Cruzeiro pelo Bosfóro

Entre as principais recomedações para quem que vai a Istambul é fazer um cruzeiro pelo Bósforo. Nas docas de Eminönü , existem várias opções com preços e horários variados.
Pegamos um no finalzinho da tarde com um recorrido de duas horas passando pelo Palácio Dolmabahce, pela Mesquita Ortaköy, até chegar a segunda ponte do rio. A melhor parte de fazer o cruzeiro a esta hora é sem dúvida o pôr-do-sol.




Taksin y Bebek

Depois de ficar extasiados com o pôr-do-sol aos pés do Bosforo, fomos a Taksin, bairro super badalado, cheio de lojas, restaurantes e bares, para tomar uma cerveja. 
Diferente de alguns países mulçumanos, é bem fácil encontrar bebidas álcoolicas em Istambul, principalmente nessa área. Para chegar até lá pegue o tranvia até Kabatas, e depois é só trocar pelo teleférico até Taksin.




Junto com o bairro de Bebek , Taksin é o bairro mais europeu da cidade.
Bebek é um bairro fashion, cheios de cafés estilo design, e tantos outros aos pés da marina, ótimo para tomar um café e provar doces turcos. Mas prepare o bolso, os preços lá são inflacionados!


Torre Galáta

Desde a Torre Galáta se tem a melhor vista panorâmica da cidade. Subimos no fim da tarde, porque somos caçadores de pôr-do-sol . E a vista não decepcionou!!!
Há um restaurante na última planta que se destaca principalmente pela vista.






Ponte Gálata

No nivel inferior da ponte, há uma quantidade imensa de restaurantes com peixe fresco. Jantar ali e contemplar o ir e vir dos barcos e dos pescadores, faz do lugar um dos mais agradáveis da cidade.

Grande Bazar

Um dos maiores mercados do mundo, com mais de 3500 lojas.
A ordem daqui é negociar, faz parte da cultura deles. Os turcos não costumam baixar muito os preços, como na Tailândia por exemplo, mas comprei muita coisa até 20% mais barato. Pulseiras, ouro, prata, tapetes, roupas, artesanato, encontramos de tudo por lá.








Não costumo repetir destinos, mas Istambul é daquelas cidades que sempre dá vontade de voltar. Conheço pessoas que já foram pelo menos cinco vezes. Ela é viva, diferente e apaixonante!





You Might Also Like

0 comentários

Fazemos parte